Limpeza no Cemitério Municipal de Joinville será realizada nesta quinta-feira

Prefeitura de Joinville acolhe moradores de rua em ação emergencial de inverno
28/07/2021
Inflação nas fábricas sobe para 1,31%, revela pesquisa
28/07/2021
Prefeitura de Joinville acolhe moradores de rua em ação emergencial de inverno
28/07/2021
Inflação nas fábricas sobe para 1,31%, revela pesquisa
28/07/2021

 

Nesta quinta-feira (29), a Prefeitura de Joinville realizará uma ação coordenada de limpeza no Cemitério Municipal de Joinville. O trabalho faz parte de um projeto piloto e será realizado entre 9  e 17 horas, com intervalo no horário do almoço. Em caso de chuva, a atividade será adiada.

Participam da ação equipes da Vigilância Ambiental que vão executar atividades de combate à dengue, servidores da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), colaboradores da empresa Orbenk e da Ambiental Limpeza, que prestam serviço para a Prefeitura e efetivo do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville.

Após a conclusão do trabalho, as secretarias envolvidas farão uma avaliação para verificar a viabilidade da ação em outros cemitérios de Joinville, que estão sob responsabilidade do poder público.

Todas as pessoas envolvidas na ação precisam utilizar máscara e álcool gel, alem de respeitar o distanciamento e demais medidas de combate à pandemia. Além disso, haverá disponibilização de repelentes por parte da organização.

“Nossas equipes fazem vistorias frequentes nos cemitérios e em outras áreas consideradas propícias para a criação do mosquito. Por isso, o que faremos nesta quinta-feira é uma continuidade em nossas ações de combate ao Aedes aegypti, que não devem ser esquecidas mesmo durante o inverno”, detalha o coordenador da Vigilância Ambiental, Anderson da Silva.

Os agentes da Vigilância Ambiental aplicarão produtos em espaços que podem servir de criadouros do mosquito e que não podem ser eliminados. Já recipientes, plásticos, embalagens de flores e outros objetos que possam estar acumulando água serão descartados. Devido à extensão da área, o cemitério será dividido em quadrantes para que o trabalho seja executado durante todo o dia.

Por este motivo, o pedido é que as pessoas que tenham familiares sepultados no local e que desejarem, façam antecipadamente uma visita para identificar situações como as citadas.

Além disso, haverá o trabalho de capina e zeladoria, inclusive nas áreas das sepulturas. Entretanto, é importante ressaltar que de acordo com o Decreto 24.623/2015, os proprietários são os responsáveis pelas manutenções. A Unidade de Concessões e Permissões da SAMA trabalha constantemente na identificação dos proprietários de túmulos que estão em mau estado de conservação ou em situação de abandono.

“É muito importante que os responsáveis mantenham o telefone e o endereço atualizados para que a nossa equipe possa fazer contato sempre que identificarmos alguma situação inadequada. A Prefeitura não realiza manutenção das sepulturas, como reparos em mármore ou outros materiais, mas nossos servidores estão diariamente nos cemitérios e por isso, quando encontram uma sepultura danificada, por exemplo, se tivermos o contato atualizado conseguimos informar o responsável pelo local”, explica Ana Rizzatti, diretora executiva da SAMA.

Para fazer a atualização do cadastro, a população pode entrar em contato diretamente com a Central de Atendimento do Serviço Funerário de Joinville (Caserf) pelo telefone (47) 3433-9228 ou então pelo e-mail sama.ucp.caserf@joinville.sc.gov.br.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *