
Covid-19: Brasil registra 588 mortes nas últimas 24 horas
10/03/2022
Senado aprova projeto para reduzir preço dos combustíveis
10/03/2022
A galeria de Arte Victor Kursancew da Casa da Cultura recebe a partir desta quinta-feira (10) a exposição “Ser Negro”, do artista joinvilense Sergio Adriano H. A iniciativa integra a programação de aniversário da cidade. A exposição celebra os 20 anos de trajetória do artista, que volta ao local onde iniciou seus estudos no universo das artes, a Casa da Cultura. Em destaque estarão fotos, vídeos, instalações e objetos que evidenciam os questionamentos e ideias do artista. O público poderá conhecer os trabalhos a partir das 20h.
E antes da abertura oficial, Sergio Adriano H. realiza a partir das 19h a palestra “Ser Negro – Um Corpo Sem Direitos”. Faz parte ainda da programação do evento uma sessão de autógrafos do livro “Apontamentos da Arte Africana e Afro-Brasileira Contemporânea” (Editora Invisíveis Produções), da pesquisadora Célia Maria Antonacci, que ocorrerá paralelamente à abertura da exposição.
A exposição “Ser Negro” tem a curadoria de Juliana Crispe e foi contemplada pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Artes – 2021, uma iniciativa do governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A Galeria Victor Kursancew será o ponto de partida do projeto que passará também por Florianópolis, Blumenau, Chapecó, São Paulo, e encerra no Rio de Janeiro.
A Galeria de Arte Victor Kursancew está aberta para visitação de segunda a sexta-feira das 10h às 16h, a entrada é gratuita.
Sobre Sérgio Adriano H
O Artista visual, performer e pesquisador nasceu em Joinville, em 1975. Vive e produz entre Santa Catarina e São Paulo e é formado em artes visuais e mestre em filosofia. Tem trabalhos em acervos públicos e particulares, incluído em 2014 no livro “Construtores das Artes Visuais: Cinco Séculos de Artes em Santa Catarina”. Como um dos 30 artistas mais influentes do Estado, já integrou mais de 120 exposições individuais, coletivas e salões. Conquistou, entre outras premiações, o Reconhecimento por Trajetória Cultural Aldir Blanc SC (2020) e a Medalha Victor Meirelles – Personalidade Artes Visuais (2018), concedida pela Academia Catarinense de Letras e Artes (Acla).
Com objetos, fotografias, vídeos e instalações, sua produção se situa na clave arte e engajamento. O corpo, a palavra e a história são ferramentas discursivas que incorporam a cidade, o percurso e o diálogo com o público. Seus trabalhos problematizam noções sobre o tempo e espaço, a arte e a filosofia, faz pensar a partir do que pode ser convencionado como uma poética da dúvida. Sérgio Adriano H luta contra a invisibilidade da produção afro-brasileira no circuito de arte contemporânea.
Serviço:
O que: Abertura da Exposição Ser Negro – Sergio Adriano H
Onde: Galeria de Arte Victor Kursancew, anexo a Casa da Cultura
Quando: 10/3, às 20h
Visitação: até 10/4 – segunda a sexta das 10h às 16h
Entrada gratuita