Vereadores voltam a cobrar solução para fila nas cirurgias eletivas em Joinville

PF realiza operação contra organização criminosa violenta
06/07/2023
Condenado motorista de aplicativo que estuprou menor de idade em Joinville
06/07/2023
PF realiza operação contra organização criminosa violenta
06/07/2023
Condenado motorista de aplicativo que estuprou menor de idade em Joinville
06/07/2023

 

Na quarta-feira (5), a fila de cirurgias eletivas voltou a ser assunto na Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Joinville. Os parlamentares têm acompanhado as ações das secretarias estadual e municipal de Saúde para resolver o problema da grande quantidade de pacientes esperando por cirurgias.

Entre as ações para diminuir a fila, a gerente regional de Saúde, Graziela Vieira de Alcantara, citou que tem sido oferecida aos pacientes, especialmente de oncologia, a possibilidade de cirurgia em outros municípios.

Graziela afirmou ainda, que a secretaria estadual habilitou o Hospital Bethesda como alta complexidade para cirurgias de traumato-ortopedia. O objetivo é ter em Joinville uma alternativa para que as cirurgias eletivas não se concentrem apenas no HMSJ, que faz também cirurgias de emergência.

Já a secretária de Saúde de Joinville, Tânia Eberhardt, afirmou que cinco novas salas de cirurgias vão começar a funcionar na próxima semana no Hospital Municipal São José (HMSJ).

Os hospitais de Joinville têm 10.368 solicitações de cirurgias eletivas pendentes. No Hospital Municipal São José são 4.848 solicitações, sendo 4.132 de Joinville.

A macrorregião do Planalto Norte, que abrange Joinville e outros 25 municípios, tem atualmente 19.509 pacientes aguardando cirurgia eletiva. As cirurgias do aparelho digestivo, órgãos anexos e parede abdominal e do sistema osteomuscular são as mais requisitadas.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *