Edital Cooperativa
01/11/2023Copom reduz juros básicos da economia para 12,25% ao ano
01/11/2023A formação e atuação de um ciclone extratropical junto aos litorais do Uruguai e do Rio Grande do Sul vai trazer chuva intensa no Sul do Brasil, uma onda de tempestades no Centro-Sul do país e vento muito forte a intenso para o Uruguai, Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina no final desta semana.
O ciclone que vai se formar será um dos mais intensos deste ano perto do Sul do Brasil com pressão atmosférica muito baixa e acelerada intensificação do sistema juntos às costas gaúcha e uruguaia, agravando o potencial de vento forte a intenso com danos e transtornos, especialmente na rede elétrica.
Ciclones extratropicais se formam a partir do encontro de massas de ar quente e frio. É justamente o que vai determinar a ciclogênese junto ao Rio Grande do Sul. Como é mais normal no inverno que em novembro, uma massa de ar frio que no começo da semana trouxe neve intensa e atípica na Patagônia, vai avançar pelo Norte da Argentina e o encontro com o ar quente sobre o Brasil, vai aprofundar uma baixa pressão a partir do Uruguai e o Rio Grande do Sul.
Uma área de baixa pressão migra nesta quinta-feira do Nordeste da Argentina para o Rio Grande do Sul, gerando forte instabilidade nos três estados do Sul com chuva, que será generalizada e localmente forte a intensa, e temporais isolados.
Na sexta-feira (3), no começo do dia, a baixa pressão estará sobre o Rio Grande do Sul e se aprofunda, já com o processo de ciclogênese, avançando para a costa no decorrer do dia, onde se intensifica ainda mais como um ciclone extratropical que vai estar com seu centro muito perto do Litoral Sul gaúcho entre o Chuí e Rio Grande, sobre o Oceano Atlântico.
No sábado (4), o ciclone vai estar sobre o Atlântico, ainda perto dos litorais do Rio Grande do Sul e do Uruguai no começo do dia, com mais intensidade. No decorrer do período o sistema se afasta do continente no sentido Leste-Sudeste enquanto um centro de alta pressão com ar mais frio começa a tomar conta do Sul do Brasil.
Formação do ciclone trará chuva intensa
A MetSul Meteorologia alerta que o aprofundamento de um centro de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul com a posterior formação do ciclone extratropical sobre o Oceano Atlântico junto à costa gaúcha vai trazer chuva forte a intensa e temporais em muitos pontos do Sul do Brasil entre esta quinta e a sexta-feira. Devem ser esperados elevados volumes em diversas localidades.