
Homem que matou o pai em Joinville é condenado a 28 anos de prisão
24/08/2024
Polícia Federal executa extradição de criminoso para o Brasil
26/08/2024O Sul do Brasil voltou a ter ocorrência de neve neste sábado no terceiro dia neste mês com o registro do fenômeno. Mais cedo neste mês, a neve caiu nos municípios de São Joaquim, em Santa Catarina e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul durante uma forte onda de frio e agora está de volta com tendência de continuar. Na manhã deste sábado (24), com a instabilidade e o ingresso de ar frio, já tinha ocorrido a precipitação de chuvisco congelado. Com o avanço de ar mais gelado, a precipitação se transformou em neve no Planalto Sul Catarinense no final da tarde de hoje.
Até o final da tarde deste sábado, a neve já havia caído nos municípios de São Joaquim e Bom Jardim da Serra, ambos no Planalto Sul de SC e com cotas de altitude entre 1200 metros e 1500 metros. Uma massa de ar frio ingressou na sexta-feira e neste sábado se reforça à medida que cobre toda a região Sul durante este fim de semana com muito baixa temperatura. A instabilidade que se prevê, acompanhando o ar frio, favorece a ocorrência de neve.
Haverá mais neve e pode acumular
A neve se intensificava no fim da tarde deste sábado no Planalto Sul Catarinense e a tendência é que prossiga hoje à noite e no começo do domingo (25), atingindo mais áreas do Sul do Brasil neste fim de semana com provável acumulação em diferentes pontos.
Chance de três dias seguindos com neve
Os dados indicam chance de neve no fim do sábado, no domingo e ainda no começo da segunda-feira, logo em três dias do calendário, o que a história mostra ser pouco comum na climatologia regional. Ocorreu em junho de 2021 e antes em julho de 2000
Fonte: MetSul