
Santa Catarina tem nove cidades em situação emergência por causa das chuvas
01/12/2022
Supremo aprova revisão de toda vida de aposentadorias
01/12/2022
A Prefeitura de Joinville, através da Defesa Civil, informa que na manhã desta quinta-feira (1º), ainda há pontos de alagamentos no bairro Nova Brasília, na área do Jativoca, com pessoas ilhadas na comunidade. A Secretaria de Assistência Social (SAS) está atendendo essas famílias.
A orientação é que elas entrem em contato por telefone com o CRAS Morro do Meio (3454-9092) ou com a Escola Municipal Professor Júlio Machado da Luz (3454-0878).
“No caso de alguma família estar sem alimentos em casa, por exemplo, iremos até eles com a ajuda da Defesa Civil”, explica a diretora executiva da SAS, Valquiria Forster.
Na manhã de hoje foi possível desativar o abrigo emergencial na Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke. Todas as famílias retornaram às suas casas. Na Escola Municipal Dr. Ruben Roberto Schmidlin, permanecem quatro famílias (11 pessoas).
Segundo o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter, a expectativa é que no decorrer desta quinta-feira as águas nas áreas de alagamento baixem.
“Para os próximos dias, devido ao calor e a umidade, são esperados temporais isolados. Reforçamos o alerta para o risco de deslizamentos, em função de todo volume de água acumulado no solo, desde sábado”, afirma o gerente.
Risco do contato com a água das enchentes
A Secretária Municipal de Saúde, alerta para o risco do contato com a água das enchentes. As águas dos alagamentos podem estar contaminadas e ocasionar sérios problemas de saúde, entre eles, a leptospirose.
Quem teve contato com as enchentes e apresentar febre, dor no corpo, dor de cabeça, em um período de até 40 dias após o contato com a água suja, é preciso procurar uma unidade de saúde e relatar ao médico sobre essa exposição à águas, possivelmente contaminadas.
Limpeza das casas
Para a limpeza das residências, é necessário tomar os seguintes cuidados: utilizar botas e luvas quando trabalhar em áreas com água possivelmente contaminada. Se não tiver esses materiais, use sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés.
O chão, paredes e objetos devem ser lavados e desinfetados com água sanitária (Hipoclorito de Sódio 2,5%), na proporção de dois copos (200 ml cada) do produto para um balde de 20 litros de água, deixando agir por 15 minutos.
É preciso jogar fora alimentos e medicamentos que tiveram contato com a água dos alagamentos.