Congresso fecha 2023 com apenas dois partidos de oposição ao govero Lula

Divulgado o quarto relatório de balneabilidade da temporada em SC
31/12/2023
Terremoto atinge o Japão e moradores fogem de áreas costeiras
01/01/2024
Divulgado o quarto relatório de balneabilidade da temporada em SC
31/12/2023
Terremoto atinge o Japão e moradores fogem de áreas costeiras
01/01/2024

Os dados da ferramenta Radar do Congresso demonstram a formação de uma ampla base de apoio ao presidente Lula na Câmara dos Deputados em 2023. O segundo semestre foi encerrado com 72% da Casa votando de acordo com a orientação do governo. Dos 16 partidos que não compõem o governo, dez são extremamente governistas, coincidindo em mais de 75% das votações. No sentido oposto, apenas dois partidos preservam o padrão de franca oposição: o PL e o Novo.

Radar do Congresso compila os resultados do final de cada semestre do ano. Ao longo do primeiro semestre, apenas o Novo votava majoritariamente contra o governo, com 48% de governismo. O PL, maior partido da oposição, seguia a orientação do governo em 54% das votações. Esse período também consolidou o PT e PSB como os mais governistas, com 99% e 96% de votos favoráveis. Essa liderança se manteve ao longo do ano.

O final do segundo semestre demonstrou um movimento desfavorável para o governo em relação à governabilidade. Com exceção do PDT, PT e Psol, todos os partidos tiveram queda na taxa de adesão às pautas do governo em plenário. Esse momento consolidou o PL e o Novo como partidos efetivamente de oposição, encerrando o mês de junho com 27% e 20% de governismo.

Fonte: Congresso em Foco

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *