Defesa Civil de Joinville atende ocorrências devido ao acumulado de chuva

Forças israelenses invadem hospital de Gaza e expulsam funcionários
06/12/2024
Defesa Civil prevê chuva forte até segunda-feira em Santa Catarina
07/12/2024
Forças israelenses invadem hospital de Gaza e expulsam funcionários
06/12/2024
Defesa Civil prevê chuva forte até segunda-feira em Santa Catarina
07/12/2024

Desde as primeiras horas deste sábado (7), a Defesa Civil de Joinville, em parceria com as forças de salvamento e resgate, estão trabalhando para garantir a segurança da população devido ao acumulado de chuva. O Alerta Laranja está mantido devido à quantidade de ocorrências relacionadas a pontos de alagamento.

Nas últimas 24h, o acumulado foi de 103 milímetros, sendo que às 7h40 da manhã houve um pico de maré de 1,8 metro, o que fez com que a água fosse represada, dificultando o escoamento da água da chuva.

Até às 11 horas de hoje, a Defesa Civil havia registrado 27 ocorrências, como alagamentos, quedas de muro e risco de deslizamento.

Foram cinco casos de queda de muro ou deslizamento de terra, localizados nas ruas Servidão João Alves da Maia, no Boa Vista; Rua Edenir Ize, no Nova Brasília; Rua Dionísio Girardi, no Rio Bonito; Rua Finlândida, no Iririú, Rua XV de Novembro, em frente ao Parque das Águas. A região central, em direção ao Norte é onde foram registrados mais pontos de alagamento, porém há ocorrências em todas as regiões da cidade. Não há pessoas feridas.

Com o Plano de Contingência em Alerta Laranja, além das equipes de salvamento e resgate, as demais secretarias municipais também se mobilizam para o atendimento de ocorrências, caso seja necessário.

Orientações aos joinvilenses

A Defesa Civil de Joinville reforça que a instabilidade climática permanece nas próximas horas, com previsão de chuva até segunda-feira (9). Especialmente neste sábado, como ainda há diversos pontos de alagamento, a recomendação é que a população evite o deslocamento, ao menos que seja extremamente necessário.

Quem mora em regiões de morro também deve ficar atento ao risco de deslizamento. Os sinais são árvores e postes inclinados, rachaduras em paredes e água barrenta escorrendo do morro. Já em caso de alagamento, a recomendação é não circular em áreas alagadas, principalmente em pontes ou áreas próximas de rios que podem ter correnteza.

“Nós podemos ter outros momentos com chuvas mais intensa e também alertamos que as pessoas fiquem atentas porque com o solo encharcado aumenta o risco de deslizamento”, reforça Maiko Richter, gerente da Defesa Civil de Joinville.

Transporte coletivo e demais serviços

Durante a manhã, devido aos pontos de alagamento em diversos pontos da cidade, o Transporte Coletivo foi suspenso e permaneceu assim até às 11h30 desta manhã. No Terminal Central, os Bombeiros Voluntários fizeram resgate de pessoas que estavam no local.

Em virtude da forte chuva, a Secretaria de Cultura e Turismo cancelou o espetáculo de encerramento da Escola Municipal de Ballet que estava marcado para esta noite, no Centreventos Cau Hansen. Os museus também estão fechados preventivamente, assim como o Zoobotânico.

Em caso de emergência, os Bombeiros Voluntários podem ser acionados pelo número 193 e a Defesa Civil pelo 199.

Abrigo Emergencial

O Abrigo Emergencial montado na Escola Municipal Ruben Roberto Schmidlin, no bairro Morro do Meio, recebeu no fim da tarde deste sábado (7), seis pessoas que precisaram do serviço.

São duas mulheres, um homem e três crianças, todos indígenas que foram acolhidos pelo Serviço de Abordagem Social.

Enquanto eles estiverem no abrigo, receberão atendimento por parte da equipe técnica da Secretaria de Assistência Social, inclusive com alimentação.

A Escola Municipal Ruben Roberto Schmidlin fica próxima a uma área que historicamente sofre com alagamentos devido ao Rio Águas Vermelhas. Como há previsão que a chuva continue até segunda-feira (9), podendo em alguns momentos ser intensa, a Secretaria de Assistência Social, Defesa Civil e o prefeito Adriano Silva estiveram na região conversando com os moradores e orientando sobre o funcionamento do abrigo emergancial.

“Nossas equipes estão de plantão e prestando atendimento para a população. Reforçamos a orientação para que os joinvilenses mantenham a atenção redobrada, principalmente quem mora perto de morros ou áreas sucetíveis aos alagamentos”, diz o prefeito.

Em caso de emergência, os Bombeiros Voluntários podem ser acionados pelo número 193 e a Defesa Civil pelo 199.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *