
Procon de Joinville divulga pesquisa de preços de chocolates para a Páscoa
05/04/2022
Inflação medida pelo IGP-DI sobe 2,37% em março, informa a FGV
06/04/2022
O Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu nota sobre uma informação falsa que circula pelas redes sociais sobre uma declaração falsamente atribuída ao ministro Luís Roberto Barroso. A fake news alardeia que Barroso teria dito em uma live, a juízes franceses: “Bolsonaro será reeleito se passarem por cima do meu cadáver”.
O gabinete do ministro informou que tal encontro virtual nunca ocorreu e que o ministro jamais deu as declarações. “O Brasil vive a naturalização da mentira. Há uma nova atividade no país: a de traficante de notícias falsas. Vivemos uma decadência ética profunda”, afirmou o ministro Barroso.
O texto foi publicado em um blog desconhecido e reproduzido via Whatsapp e em diversas postagens no Twitter. O STF alerta para a importância de não repassar informações publicadas em sites não confiáveis e com informações alarmistas.
Para conscientizar a sociedade sobre a importância da checagem, a fim de evitar a propagação de notícias falsas sobre o STF e seus ministros, o Supremo Tribunal Federal lançou a série #VerdadesdoSTF, na qual informações falsas ou deturpadas atribuídas à Corte e aos seus ministros são objeto de correção. Clique aqui para ver a série.