Demolição do Prédio Verde entra na etapa final
13/03/2023
Paciente com cirurgia de emergência negada por plano será indenizada em Joinville
13/03/2023
Segundo a Polícia Civil, em janeiro desse ano, foram registrados 11 homicídios no período de 24 em Joinville. Esse foi o saldo de assassinatos cometidos por membros de uma facção criminosa. As mortes ocorreram entre os dias 07 e 08 de janeiro, em bairros da zona sul da cidade. O número alarmante foi resultado de duas chacinas desencadeadas por “tribunais do crime” praticados por pelo menos 17 indiciados pela Delegacia de Homicídios (DH).
Entenda os casos
No momento em que se tornaram públicas as mortes de 6 pessoas no bairro Morro do Meio, no dia 08 de janeiro, os policiais da DH já conduziam investigação de outros 4 homicídios ocorridos cerca de 24 horas antes, no bairro Ulisses Guimarães. Embora inexistisse cena do crime ou qualquer registro oficial acerca do quádruplo homicídio, setores de inteligência da Polícia Civil indicaram as mortes e a ocultação dos cadáveres.
Desde os primeiros informes da inteligência, a DH iniciou intenso e complexo trabalho de investigação em torno das duas chacinas. Foi possível apurar que a mesma facção foi responsável pelos crimes, tendo como motivação a disputa por territórios entre grupos criminosos rivais, embora as sete vítimas da segunda ocorrência não tivessem nenhum vínculo com o crime organizado. Em uma ação desastrada e reprovável até mesmo no mundo do crime, sete humildes trabalhadores, a maioria pais de família, foram barbaramente executados.
A primeira ocorrência, por sua vez, aconteceu de forma velada no bairro Ulisses Guimarães, também após deliberação de um “tribunal do crime”. Os corpos das quatro vítimas foram ocultados em local ainda não identificado.
Ao longo de dois meses de investigação, a DH reuniu sólido conjunto de provas que permitiu o indiciamento de 17 criminosos. Duas pessoas foram presas na primeira fase da operação deflagrada no dia 19 de janeiro e outras duas na manhã dessa segunda-feira (13). Os demais seguem foragidos em outros estados e também fora do Brasil. Operações de captura estão sendo empreendidas para levar todos à prisão os responsáveis pelo final de semana mais violento da história de Joinville.
Se Você tem informações sobre o local em que os corpos foram ocultados, denuncie por meio do Whatsapp da DH. 47-3481.2456. O sigilo é absoluto.