
VÍDEO – Criança engasgada é salva por policiais militares
19/06/2022
Presidente da Petrobras pede demissão do cargo
20/06/2022Nesta semana, a Companhia Águas de Joinville (CAJ), irá realiza três consultas públicas sobre obras de água e esgoto que impactam na rotina dos moradores de diversas regiões da cidade. Nesta segunda-feira (20), será no bairro Floresta. Amanhã, terça-feira (21), será no bairro Vila Nova e no dia na quarta-feira (22), a consulta pública ocorrerá no bairro Boehmerwald.
No Floresta e no Vila Nova, o objetivo é apresentar os projetos e resultados dos estudos já realizados e levantar informações e opiniões da população sobre as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário em cada um dos bairros.
Moradores do Vila Nova são contrários ao local da estação de tratamento de esgoto
Os Moradores do bairro Vila Nova, localizado na Zona Oeste de Joinville, estão preocupados com a confirmação da indigesta obra da Companhia Águas de Joinville (CAJ), A população já manifestou sua contrariedade com o local escolhido para a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
A área onde será edificada a Estação, tem causado aflição aos moradores. A nova ETE será construída junto à Rodovia do Arroz, no inicio do binário e receberá todo o esgoto do Vila Nova e também do bairro Morro do Meio. Um inquérito civil foi instaurado pelo Miistério Público de Santa Catarina (MPSC), após denúncia movida pela Associação de Moradores Alto da Rua XV de Novembro, solicitando a revogação da licença ambiental para a obra.

Manifestação ocorrida contra o local escolhido pela Companhia Águas de Joinville para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Vila Nova
No último dia 16 de maio, a Companhia Águas de Joinville (CAJ), solicitou ao MPSC, a dilatatação do prazo de 10 dias para a demostração detalhada a respeito da suposta inviabilidade financeira e outras desvantagens para a adoção da alternativa de escolher outro local para a instalação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Bairro Vila Nova, sugerida pelo Conselho das Associações da Vila Nova (CAVIN).
No dia 17, a 14ª Promotoria de Justiça, através do promotor Cássio Antonio Ribas Gomes, concedeu mais 30 dias para que a CAJ apresente as justificativas. A denúncia que evoluiu para um inquérito civil, foi movida pela Associação de Moradores Alto da Rua XV de Novembro, solicitando a revogação da licença ambiental para a obra.
Porém, enquanto tramita o inquérito, o andamento para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, alheia a vontade dos moradores, segue o cronograma.
ETA Piraí Sul
No Boehmerwald, será apresentado o projeto da nova Estação de Tratamento de Água da cidade, a ETA Piraí Sul. A tubulação que levará água da ETA para os reservatórios terá 10 km e passará por várias ruas do bairro.
A participação é aberta a todos os moradores do entorno das obras. As reuniões com a comunidade têm como objetivo principal ampliar o entendimento da população a respeito dos projetos da Águas de Joinville com responsabilidade e cultura colaborativa.
A realização de consulta pública faz parte da Política de Sustentabilidade da Companhia, que estabelece, entre outras diretrizes, a promoção do diálogo, participação, acesso e transparência em suas ações a todas as partes interessadas.
Em todas as consultas públicas, haverá espaço infantil para apoio aos cuidados com as crianças, facilitando a participação da comunidade.
Canais de comunicação foram disponibilizados para quem quiser se manifestar com sugestões ou esclarecer dúvidas, inclusive antes da Consulta. Para essa finalidade, há o celular 47 99941-9788 ou o atendimento via site da Águas, na página Fale Conosco (ao acessar a página, basta ir até o final e preencher os dados em Atendimento via e-mail).