Frente fria chega ao Rio Grande do Sul com vento de 140 km/h

Servidores públicos de Joinville decretam estado de greve
21/03/2024
STF derruba tese da revisão da vida toda a aposentados do INSS
21/03/2024
Servidores públicos de Joinville decretam estado de greve
21/03/2024
STF derruba tese da revisão da vida toda a aposentados do INSS
21/03/2024

A chegada de frente fria formou uma linha de tempestades que cruzou o Rio Grande do Sul na madrugada desta quinta-feira (21), com vendavais por diversas áreas. Um forte jato de baixos níveis antecipou a chegada da frente e garantiu uma madrugada de intenso abafamento com marcas acima de 30°C. Uma linha de tempestades, como os modelos antecipavam, se formou de Oeste a Leste do Estado por centenas de quilômetros se deslocando de Sul para Norte. A temperatura ao redor das 5 horas da madrugada, segundo medição da rede de estações automáticas do INMET, era de 32,7°C em Campo Bom.

Imagem

21/03/2024 5h10 Linha de instabilidade associada a passagem da frente fria cruza o Estado provocando alta incidência de raios e tempestades com vento. Instabilidade está a caminho de Santa Catarina.

Esse linha de tempestades era formada por nuvens de grande desenvolvimento vertical com topo frio e alta incidência de raios. O deslocamento foi muito rápido e em cerca de 3 horas a linha avançou da fronteira com o Uruguai até atingir a região central do Estado.

Na medida em que a linha de tempestades foi avançando a temperatura entrou em declínio com refresco que chegou primeiro aos municípios da Metade Sul e Oeste. Por volta das 5h enquanto fazia 32,7°C em Campo Bom o INMET registrava 17,7°C em Canguçu e Caçapava do Sul. Uma diferença de 15°C entre a região metropolitana e o sul o Estado.
Vendavais com mais de 140 KM/h atingiram o estado

Entre o fim da noite de ontem e a madrugada desta quinta-feira (21}), os vendavais acompanharam a passagem da frente. As rajadas de vento ultrapassaram os 100 km/h em vários municípios, conforme registro da rede de dados do INMET,  conforme lista abaixo:

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *