
Polícia conclui inquérito sobre acidente na Serra Dona Francisca
22/04/2024Polícia Civil recupera caminhonete furtada
22/04/2024O processo de formação e atuação de uma frente fria entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarinja provocam chuvas e temporais isolados em quase todas as regiões do estado ao longo dasta terça-feira (23), principalmente no Grande Oeste. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa, como destelhamentos e alagamentos pontuais.
Os ventos mudam de norte para oeste ao longo do dia devido à formação da frente fria, com rajadas que podem chegar a 50/60 km/h. As temperaturas mínimas oscilam entre 13°C a 15°C nas áreas mais elevadas do estado e entre 16°C e 22°C nas demais regiões. À tarde, a condição pré-frontal faz com que as temperaturas máximas se aproximem ou superem os 30°C nas áreas litorâneas e no Vale do Itajaí. Nas demais regiões, as máximas oscilam entre 24°C e 28°C. Mar variando de calmo a pouco agitado com ondas entre 1,0 e 2,0 metros de sul (Litoral Sul) a leste (Litoral Norte).
Quarta-feira
Na quarta-feira (24), a frente fria segue influenciando nas condições do tempo no estado, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva acompanhada de trovoadas e temporais isolados em todas as regiões ao longo do dia com risco moderado para ocorrências associadas à danos na rede elétrica, destelhamentos e alagamentos pontuais.
Os ventos de direção sul no litoral e oeste/sudoeste no interior do estado apresentam fraca intensidade com rajadas entre 40 e 50 km/h. No amanhecer, as temperaturas variam de 14°C a 18°C entre os planaltos e o Meio-Oeste e de 18 a 23°C nas demais regiões.
Em função da chuva e da maior nebulosidade, as temperaturas máximas ficam menores que nos dias anteriores, variando de 25°C a 28°C (pontualmente maiores) no Extremo Oeste, Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí e de 20°C a 25°C nas demais regiões. O mar fica pouco agitado com ondas variando de sul (Litoral Sul) a leste/sudeste (Litoral Norte) com alturas entre 1,0 e 2,0 metros.
Quinta e sexta-feira
Na quinta-feira (25), a frente fria adquire características estacionárias e segue mantendo o tempo instável com maior quantidade de nuvens, pancadas de chuva e condição para temporais isolados pelo estado. Na sexta-feira (26), a intensificação do fluxo de ar quente do Norte do país, favorece que o sistema avance em direção ao Rio Grande do Sul como frente quente, o que mantém o tempo instável nas áreas de divisa com o estado vizinho. Nas demais regiões, o tempo volta a ficar firme e as temperaturas apresentam elevação.