
IGP-M acumula inflação de 14,77% em 12 meses
30/03/2022
Eólica e solar geram 10% da eletricidade global pela 1ª vez em 2021
30/03/2022Na sessão desta terça-feira (29), da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o deputado estadual Bruno Souza (Novo), desafiou o governador Carlos Moisés a mostrar os documentos relativos aos deslocamentos do Arcanjo 6, aeronave ambulância do Corpo de Bombeiros.
“Quero desafiar o governador, quero que ele mostre que não deve nada, mostre os documentos que vem insistindo em esconder, que diga que estou errado, quero ser desmentido pelo governador Moisés. A recusa formal em entregar os diários de bordo que mostram quem esteve no avião ambulância foi assinada pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros”, revelou Bruno.
O deputado avaliou que a recusa indica que pode ter havido a prática de crime de improbidade administrativa e avisou que impetrará mandado de segurança para obter as informações sobre os voos.
Entenda o caso:
O governador Carlos Moisés, esteve em Brasília no dia 10 de março, para agenda política de filiação ao partido Republicanos, entre outros compromissos. Após oito meses sem partido e muitas articulações para definir a bandeira de qual sigla levantar, o governador escolheu um partido conservador, com raízes na igreja evangélica.
Para comparecer nos compromissos na capital federal, Moisés utilizou uma aeronave dos Bombeiros Militares, o Arcanjo 06, um avião-ambulância, que é alugado e tem função primária de deslocamento de pacientes e órgãos para transplante no estado, além de apoio às demais secretarias.
De acordo com denúncia do parlamentar, o uso do avião nessa ocasião fez com que uma criança que precisava de transferência de Caçador para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, ficasse sem o atendimento.
Governador desmente
Em nota, o governo do estado diz que a denúncia é mentira eleitoral e criança foi transferida para o hospital sem qualquer problema.
Bonito
Porém, entre os dias 20 a 25 de janeiro deste ano, Carlos Moisés viajou a Bonito, no Mato Grosso do Sul. Para a viagem até o destino turístico, foi utilizado o Arcanjo-06, avião ambulância do Estado, contratado pela Secretaria de Estado da Saúde para assistência a casos de emergência.
Entre os dias 20 a 25 de janeiro, a agenda de Carlos Moisés da Silva estava sem compromissos oficiais, registrando apenas despachos que podem ser feitos de qualquer lugar e sem, na maioria dos casos, citar a localização, o que é comum nos compromissos oficiais.
Na mesma data, não há notícias no site do Governo que divulguem qualquer ação do governador na cidade de Bonito, o que seria normal em caso de missão oficial. Coincidentemente, alguns dias depois, em 17 de fevereiro, ao homenagear a filha pelo aniversário, o governador publicou nas redes sociais imagens dele e da família em Bonito.