
Mauro Cid relatou em delação que Bolsonaro mandou fraudar cartões de vacina
24/10/2023
Lesa Pátria: PF cumpre mandados de busca e apreensão em 4 estados
25/10/2023
Por maioria de votos, mais oito réus foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), diante dos atos golpistas de 8 de janeiro.
Com a decisão, chega a 20 o número de condenados pela depredação da sede do STF, do Congresso e do Palácio do Planalto. O julgamento no plenário virtual foi encerrado na noite de segunda-feira (23) Seis ministros acompanharam o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, pela condenação dos acusados.
Entre os condenados está a cozinheira joinvilense, Raquel de Souza Lopes, 50 anos. Os processos envolvem tabém Felipe Feres Nassau, Cibele da Piedade Ribeiro, Charles Rodrigues dos Santos, Orlando Ribeiro Junior, Fernando Placido Feitosa, Gilberto Ackermann e Fernando Kevin da Silva.
Para Felipe Nassau e Orlando Junior, a pena proposta foi de 3 anos, em regime aberto. Segundo Moraes, não há provas de crimes mais graves. Para os outros réus, foram propostas condenações de 14 e 17 anos de prisão.
A pena ainda não foi definida porque os ministros Edson Fachin e Cristiano Zanin defendem menos tempo do que o proposto por Moraes.
O entendimento do relator foi seguido, totalmente, pelos ministros Luiz Fux, Cármem Lúcia e Dias Toffoli. Divergiram os ministros André Mendonça, Luis Roberto Barroso e Nunes Marques.