Mudanças no trânsito em ruas do Bom Retiro geram descontentamento de comerciantes

Sistemas ciclônicos podem trazer chuva, vento e tempestades para o Sul do Brasil
12/12/2024
Polícia Federal apreende mais de uma tonelada de cocaína no porto de Itapoá
12/12/2024
Sistemas ciclônicos podem trazer chuva, vento e tempestades para o Sul do Brasil
12/12/2024
Polícia Federal apreende mais de uma tonelada de cocaína no porto de Itapoá
12/12/2024

Na noite da última terça-feira (10), a comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores de Joinville, realizou  uma reunião para debater as recentes mudanças no trânsito do bairro Bom Retiro.

Representantes da Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur) e do Departamento de Trânsito (Detrans), ouviram as reclamações de moradores e de comerciantes do bairro. Comerciantes afirmam que as mudanças vão prejudicar a movimentação a longo prazo e moradores questionam os desvios que estão tendo que fazer.

O diretor executivo da Secretaria de Planejamento Urbano, o urbanista Paulo Henrique Klein, pediu calma aos presentes e explicou que o trânsito ainda está se acomodando e que alguns ajustes precisam ser feitos para melhor fluidez do tráfego, como, por exemplo, a alteração dos tempos dos semáforos da rua Tenente Antônio João.

As mudanças foram feitas na virada de novembro para dezembro e compreenderam a abertura de mão dupla nos trechos da avenida Santos Dumont e da rua Tenente Antônio João que ficam entre as ruas General Câmara e Dom Bosco. Estas duas últimas ruas seguem em mão única rumo à Tenente. Mas a General Câmara passou a contar com uma placa de pare antes da Tenente.

Comércio prejudicado

Comerciantes não esconderam o descontentamento com as alterações. A comerciante Ivone, dona de um pet shop na rua Tenente Antônio João, afirmou que a mudança “vai matar o comércio.” Segundo ela, foi a primeira semana em anos que ficou sem receber clientes. “O tráfego parado na Dom Bosco levou muitos clientes a desistirem de vir até a minha loja”, completou.

Conforme Klein, a mudança é parte de um conjunto de alterações que depende da duplicação de toda a avenida Santos Dumont. Ele afirmou que a duplicação resolveria o problema dos comerciantes. Uma licitação já está engatilhada, inclusive, para que as obras da duplicação continuem e venham até o encontro da avenida com a rua Doutor João Colin.

Uma  nova reunião para discutir a situação foi marcada para a próxima segunda-feira (16), às 13h30.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *