
Irã ameaça afundar porta-aviões dos EUA
17/02/2026
Calor acima dos 35°C e temporais persistem em Santa Catarina
17/02/2026A Defesa Civil de Joinville registrou três ocorrências de quedas de árvores e o alagamento de uma residência durante o temporal que atingiu a cidade na tarde desta terça-feira (17). Foram 39 milímetros de chuva nas últimas 24 horas e as rajadas de vento chegaram a 64 km/h.
O alagamento em residência foi na rua Petúnia, no bairro Paranaguamirim, na Zona Sul da cidade. As quedas de árvores foram nas ruas Eugênio Moreira, no bairro Anita Garibaldi; Marcos Wehmuth, no Saguaçu; e no jardim do Museu de Arte de Joinville (MAJ), no bairro América. A árvore não atingiu a casa que é sede do MAJ e ninguém se feriu. Parte dos galhos caiu sobre uma obra da escultora, pintora e ceramista Helena Montenegro, mas a peça não sofreu danos.
Ainda no período da tarde, uma equipe de manutenção da Secretaria de Meio Ambiente (Sama), se deslocou até o local para cortar os galhos e o tronco em pedaços menores, para, nesta quarta-feira, fazer a retirada e limpeza do jardim. O museu fará atendimento normal nesta quarta, das 10h às 16h.
O Plano de Contingência (Plancon) permanece em Alerta Laranja, indicando que há ocorrências na cidade e que as equipes estão em prontidão para atendimento sempre que necessário.
A Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193, em caso de ocorrências.
O gerente da Defesa Civil, Jairo Machado, reforça a orientação para que, em situações como a desta tarde, a população procure um local abrigado para se proteger durante a passagem do temporal.
“Nossa orientação é que as pessoas não fiquem próximas de árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados com a força do vento. E, em caso de áreas alagadas, jamais atravesse essas ruas ou pontes que estejam submersas”, destaca Jairo.




