Projeto proíbe punição a manifestação política em eventos esportivos
27/10/2020
Descumprimentos de medidas sanitárias contra Covid-19 poderão ser denunciados
27/10/2020
A Polícia Civil de Santa Catarina desencadeou na manhã desta terça-feira (27), a Operação “Sistema” para cumprir 30 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão temporária em Florianópolis, São José, Biguaçu, Garopaba e Balneário Camboriú) e em duas cidades do Mato Grosso do Sul (Naviraí e Iguatemi). A ação é realizada através da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) com o apoio da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.
A investigação foi iniciada em 2019. As diligências buscam apurar a atuação de uma organização criminosa voltada à distribuição de drogas em toda a região da Grande Florianópolis, além de praticar assaltos em comércios para conseguir valores para a organização. Além disso, a organização também e suspeita de diversos roubos de veículos na Capital para trocá-los por drogas no Mato Grosso do Sul.
Mesmo dentro do sistema prisional, na época em que estava preso no Mato Grosso do Sul, o líder da organização articulava ações criminosas do grupo e ordenava assaltos violentos. Em um deles, um assaltante foi morto pelo proprietário de um estabelecimento comercial na Capital. Apoiaram a operação da Polícia Civil também equipes da DECOD e CORE, além da Polícia Militar por meio do 4° BPM, BOPE, CHOQUE e Canil, totalizando mais de 90 policiais envolvidos na operação.
“Eles faziam de assaltos na região da Grande Florianópolis a moeda de troca para aquisição de drogas no Mato Grosso do Sul para posterior comercialização na Grande Florianópolis. A grande maioria dos integrantes está preso e os que estavam em liberdade estão sendo presos de forma simultânea nos dois Estados”, ressaltou o Delegado de Polícia Cláudio Monteiro.