
Pior chuva em mil anos deixa pelo menos 25 mortos em província chinesa
21/07/2021
Covid-19 – Joinville registra quatro mortes nas últimas 24 horas
21/07/2021
A Prefeitura de São Francisco do Sul, retomou as tratativas para o processo de cessão da ilha da Rita, hoje sob responsabilidade da União, ao Município. O professor da Univille, Cláudio Tureck, esteve na Prefeitura, nesta terça-feira (20), para fazer uma apresentação sobre o histórico de atuação da instituição na ilha e a necessidade de retomada da parceria com a administração pública, até então desconhecida pela equipe de governo.
A proposta é que, a partir da cessão ao Município, a Prefeitura passe a fazer a manutenção do espaço para manter a estrutura atual. Tureck se colocou à disposição para dar suporte na formalização de um termo de cooperação com a Univille no sentido de que a instituição ajude no processo de preservação da ilha e no desenvolvimento de projetos. O professor também fez um histórico sobre o local que funcionou como base naval em 1918 e teve a estrutura inaugurada pelo então presidente da república Getúlio Vargas em 1940. “A ilha é um importante patrimônio histórico-ambiental que temos na Babitonga que conta uma parte importante da nossa história durante a Segunda Guerra Mundial. Precisamos recuperar esse espaço e permitir que a comunidade tenha acesso”, frisa Tureck.
O prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho agradeceu as informações, bem como frisou a importância de preservação da ilha da Rita. “Estamos diante de um patrimônio histórico que precisa ser resguardado. A ilha possui valor turístico e ambiental e isso precisa ser valorizado. Vamos assumir essa responsabilidade rapidamente e buscar parcerias para recuperação da estrutura”, destaca.