Previsão de ciclone, chuva e frio nesta semana em SC

Inscrições para novos conselheiros tutelares de Joinville encerra na sexta-feira
13/06/2023
Polícia prende suspeito de participação em chacina ocorrida em 2019
13/06/2023
Inscrições para novos conselheiros tutelares de Joinville encerra na sexta-feira
13/06/2023
Polícia prende suspeito de participação em chacina ocorrida em 2019
13/06/2023

 

Nesta terça-feira (13), o tempo continua encoberto em toda Santa Catarina, com condições para chuva a qualquer momento do dia, sendo mais persistente entre no Planalto Norte, todo Vale do Itajaí e no Litoral. Com a cobertura de nuvens e a chuva combinadas ao ar frio, as temperaturas ficam baixas até mesmo na tarde e as máximas variam entre 7°C e 12°C na maior parte do estado, podendo ficar mais baixas no alto da Serra e se aproximar dos 14°C no Litoral.

Há chance de congelamento de pistas na Serra catarinense. O vento segue predominando de sul, fraco a moderado e com rajadas nas áreas altas e litorâneas, o que mantém o mar agitado no Litoral catarinense, com risco para ressaca. O risco para ocorrências associadas às condições do mar e à chuva é moderado.

Quarta-feira

A chuva volta a ganhar força no decorrer da quarta-feira (14), principalmente no Litoral e áreas próximas, com o aumento da instabilidade em médios níveis da atmosfera. Por alguns momentos, a chuva ocorre acompanhada por trovoadas e com chance de granizo. Devido a sequência dos dias com chuva e a intensificação dela durante a quarta-feira (14), o risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos. A sensação ainda é de muito frio, com temperaturas abaixo de 15°C na tarde, em praticamente todas as regiões. Entre a noite e madrugada de quinta-feira, um ciclone extratropical começa a se formar na costa de Santa Catarina, intensificando o vento e a chuva.

Quinta-feira

A quinta-feira (15) já começa com chuva em todas as regiões, que, por alguns momentos, vem acompanhada por trovoadas e com chance de granizo. No decorrer da tarde, a chuva mais intensa passa a se concentrar entre o Centro e o Litoral do estado, devido ao ciclone extratropical na costa catarinense, que também intensifica o vento, sobretudo nas regiões litorâneas. O risco é moderado  a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos.

O vento sopra de direção sul, com intensidade mais forte nas áreas costeiras, o que mantém o mar agitado com risco moderado associado ao vento e a agitação marítima. Há também possibilidade de congelamento de pista e chuva congelada e congelante na serra catarinense na noite e madrugada.

Sexta-feira

Na madrugada de sexta-feira (16) ainda ocorre chuva moderada a forte entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, mantendo o risco alto para ocorrências nessas áreas. Nas demais regiões do estado, a chuva ocorre com menor intensidade. No decorrer do dia a chuva diminui, à medida que o ciclone se afasta para alto mar.

Sábado

No sábado (17), tempo mais firme com presença de sol em meio a variação de nuvens em toda Santa Catarina. As temperaturas sobem nas áreas litorâneas, se comparadas aos dias anteriores e se aproximam de 20°C nas tardes. Nas madrugadas o frio continua, com mínimas negativas na Serra, entre 12 e 15°C no Litoral e entre 7 e 10°C nas demais regiões.

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *