
PF deflagra operação para combater crime na Caixa Econômica em Santa Catarina
02/12/2024
Ex-ministro de Israel acusa governo de limpeza étnica em Gaza
02/12/2024Famílias de pessoas sepultadas em cemitérios municipais poderão ser formalmente comunicadas sobre a exumação delas. É o que pretende o Projeto de Lei aprovado nesta segunda-feira (2) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara de Vereadores de Joinville. A proposta ainda passará pelas comissões de mérito antes de ser votado em plenário.
A proposta estabelece que o comunicado deverá ser emitido com 90 dias úteis de antecedência. A comunicação poderá ser feita por carta registrada com aviso de recebimento, e-mail ou publicação no Diário Oficial do Município.
No comunicado deve constar a justificativa da exumação, data e horário, destinação dos restos mortais, e contato da administração do cemitério para esclarecimentos.
A exumação pode acontecer em decorrência de prazo legal da concessão do espaço no cemitério, para obras ou reparos, investigação administrativa, reaproveitamento de jazigos, entre outras circunstâncias.
A família terá 30 dias úteis, após o recebimento da notificação, para se manifestar sobre o destino dos restos mortais. Caso a família não se manifeste dentro do prazo, a administração pública ou entidade responsável poderá proceder conforme as normas vigentes, garantindo o respeito à dignidade dos restos mortais.