
Câmara dos Deputados aprova proposta que proíbe escolas de recusar matrículas
11/02/2025
Avião colide com carro em pista do Aeroporto do Galeão, no Rio
12/02/2025Na próxima sexta-feira (14), o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), o professor José Fernando Fragalli, terá uma audiência com o secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes.
Na ocasião, Fragalli apresentará as demandas da UDESC, entre elas, a necessidade da contratação de novos técnicos e professores e a correção salarial, processo que já está tramitando pelo Grupo Gestor do Governo (GGG).
Um exemplo é o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da UDESC Joinville, que nos últimos dez anos, tiveram o número de docentes reduzidos de 194 para 162, e a tendência é de agravamento caso novos concursos públicos não sejam realizados. A preocupação aumenta diante da previsão de aposentadoria de 46 docentes nos próximos três anos, sendo que 20 já atingiram essa condição. Sem a reposição adequada, há o risco de fechamento de cursos e projetos essenciais.
O reitor, não esconde o otimismo com os possíveis acordos “Nutrimos a expectativa de que, com esta nova fase de diálogos junto ao governo, especialmente agora com a participação do novo Secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes, que sempre cultivou uma relação estreita com a UDESC, o atendimento às nossas demandas ganhe maior celeridade dentro do Governo de Santa Catarina. Uma sinalização positiva quanto ao acolhimento de nossos pleitos traria grande tranquilidade à comunidade acadêmica.”, afirmou Fragalli.
Na audiência de sexta-feira, também serão discutidas possíveis parcerias entre Governo do Estado e a UDESC, aproveitando a expertise da universidade no ensino, na pesquisa e também na extensão universitária.