
Furacão Ian deixou mais de 80 mortos nos Estados Unidos
03/10/2022Fux suspende censura a reportagem sobre recursos do BNDES para clube de tiro
03/10/2022
Nesta segunda-feira (03), a formação de um ciclone no oceano e uma frente fria associada deixa o tempo instável no Centro-Leste catarinense, com possibilidade de chuvas fracas ao longo do dia entre o Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte. Na região Oeste, o céu varia de poucas nuvens a nublado. Os ventos sopram de direções variadas no estado, com intensidade fraca. No amanhecer, as temperaturas mínimas no Planalto Sul ficam próximas aos 6°C, variam entre 8°C e 10°C no Grande Oeste e entre 11°C e 17°C nas demais regiões. No período da tarde, as máximas oscilam entre 20°C e 23°C na região Oeste, Litoral e Vale do Itajaí e entre 16°C e 19°C nas áreas mais elevadas do estado.
Terça-feira
Na terça-feira (04),uma área de alta pressão atmosférica passa a influenciar o tempo em Santa Catarina, fazendo com que o sol apareça entre poucas nuvens no Grande Oeste e Planalto Sul. Nas regiões litorâneas, no Vale do Itajaí e no Planalto Norte, a circulação marítima provoca chuvas fracas, rápidas e isoladas ao longo do dia. Os ventos sopram de direções variadas do Extremo Oeste aos planaltos e de leste nas demais regiões, com intensidade fraca. No amanhecer, as temperaturas mínimas variam entre 9°C e 13°C na maior parte do estado. À tarde, as máximas ficam entre 15°C e 20°C entre os planaltos e litoral e variam entre 21°C e 26°C no Grande Oeste.
Quarta-feira
Na quarta-feira (05), durante o dia o sol aparece entre poucas nuvens no Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, enquanto entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte há maior presença de nebulosidade. Entretanto, entre o final da tarde e a noite, o aprofundamento de um sistema de baixa pressão no Paraguai junto ao fluxo de calor e umidade vindo de norte devem provocar temporais no Extremo Oeste e Oeste catarinense. Hárisco para ocorrências como descargas elétricas, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e queda de granizo nestas regiões. Os ventos sopram do quadrante norte/leste no decorrer do dia, com intensidade fraca a moderada.
Quinta e sexta-feira
Ao longo da quinta-feira (06), as instabilidades atmosféricas se propagam em direção às demais regiões catarinenses, provocando chuva e temporais isolados em todo o estado. Na sexta-feira (07), a formação de um sistema de baixa pressão entre o Rio Grande do Sul e o oceano deve provocar fortes rajadas de vento em Santa Catarina, especialmente nas áreas mais elevadas do estado.