Sindicato denuncia exoneraçães de servidores concursados da Águas de Joinville

Neste domingo 34 bairros de Joinville deverão ficar sem abastecimento de água
07/01/2025
Polícia Civil de Joinville prende importante lider de facção criminosa
07/01/2025
Neste domingo 34 bairros de Joinville deverão ficar sem abastecimento de água
07/01/2025
Polícia Civil de Joinville prende importante lider de facção criminosa
07/01/2025

Nesta terça-feira (7), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região (Sinsej), emitiu uma nota acusando o governo do prefeito Adriano Silva (Novo), de demitir servidores públicos concursados da Companhia Águas de Joinville (CAJ).

Segundo o sindicato, cinco trabalhadores da Companhia foram surpreendidos com o afastamento de suas atividades para posteriormente sem exonerados.

Ainda conforme a entidade sindical, o motivo alegado da punição é o resultado da avaliação de desempenho, que para o Sinsej, foi decidido unilateralmente por critérios subjetivos de chefes comissionados.

“Há tempos, o sindicato da categoria vem criticando esse instrumento e os vereditos das análises. Afinal, foi impossibilitado aos cinco servidores, o acesso aos documentos para a defesa administrativa, porque estão impedidos de entrarem na empresa”, diz a nota.

O sindicato alerta para uma possível precarização do serviço público municipal “É público e notório que o prefeito Adriano Silva não pensa em outra coisa que não seja terceirizar/privatizar os serviços públicos. Não podemos duvidar que utilize como estratégia a avaliação de desempenho para massificar demissões contra servidores concursados”, entende o representante do servidores.

De acordo com o Sinsej, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Serviços de Águas e Esgotos Sanitários de Joinville (SINTRAEJ), os servidores serão amparados pelas entidades. “O SINSEJ está solidário com o SINTRAEJ na luta em defesa destes servidores demitidos. Moções estão sendo enviadas e vamos ajudar na mobilização da categoria para se insurgir contra essa medida irregular e arbitrária do governo”, finaliza a nota.

O que diz a Companhia Águas de Joinville

A Companhia Águas de Joinville esclarece que utiliza anualmente o processo de avaliação de desempenho como uma ferramenta para acompanhar a evolução na carreira dos colaboradores.

É importante destacar que todos os colaboradores da Companhia têm conhecimento de que participarão desse processo, bem como das métricas nas quais é embasado. A avaliação é aplicada conforme critérios estabelecidos na Resolução 001/2023 do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Companhia e alinhada ao art. 37 da Constituição Federal, sendo um mecanismo para garantir a qualidade dos serviços prestados à população de Joinville. Para ocorrer a demissão é necessário conceito abaixo da média em diversas avaliações.

Sobre o caso específico, a Companhia está em contato com o Sintraej e o processo está em andamento observando todas as normas legais e administrativas aplicáveis.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *