Sistema de captação de água da ETA Piraí é prejudicado pela forte chuva

Hoje é dia de a Argentina definir seu futuro na Copa do Catar
26/11/2022
Morre quarta vítima de ataques a escolas de Aracruz, no Espírito Santo
26/11/2022
Hoje é dia de a Argentina definir seu futuro na Copa do Catar
26/11/2022
Morre quarta vítima de ataques a escolas de Aracruz, no Espírito Santo
26/11/2022

 

De acordo com a Companhia Águas de Joinville, devido à forte chuva deste sábado (26), a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Piraí, teve o seu sistema de captação de água bloqueado pela queda de um tronco de árvore no local. A equipe técnica da Companhia trabalha para normalizar o serviço.

A ETA está com redução na quantidade de água captada e tratada, comprometendo a produção da estação. A alta turbidez do rio também prejudica os trabalhos no local.

A turbidez é a quantidade de sedimentos (folhas, galhos, areia) na água do rio, que aumenta com fortes chuvas. Por isso, a ETA leva mais tempo para fazer o tratamento e reduz a produção, para que a qualidade da água fornecida à população seja mantida.

Os bairros Boehmerwald, Costa e Silva, Floresta, Itinga, Glória, Morro do Meio, Nova Brasília, Parque Guarani, Petrópolis, Profipo, Santa Catarina e Vila Nova, podem passar por períodos de desabastecimento de água.

Ainda não é possível informar a previsão de normalização, que também depende da melhora nas condições climáticas, mas as equipes estão trabalhando para que a produção seja restabelecida o quanto antes. A Companhia Águas de Joinville reforça a importância do consumo consciente.

Acumulado de chuva superior a 90 milímetros

Segundo a Defesa Civil de Joinville, neste sábado, o acumulado de chuva no município superou o que estava previsto. Na região do bairro Vila Nova, chegou a 92 milímetros.

No fim do dia, a região da rua Anita Garibaldi também registrou pontos de alagamento. Para domingo, persiste a previsão de chuva intensa, com acumulado que pode chegar a 70 milímetros.

Por esse motivo, a população, principalmente quem mora próximo a áreas de encostas, deve ficar atento aos sinais de deslizamento de terra, como rachaduras em muros e paredes e inclinação de árvores e postes.

Situações de emergência devem ser comunicadas para a Defesa Civil, pelo número 199, ou aos Bombeiros Voluntários, pelo 193.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *