Otan condena plano “perigoso e irresponsável” da Rússia

Aluno desfere golpes de faca contra aluno e professores em escola estadual
27/03/2023
Nadador joinvilense conquista 4 medalhas de ouro em campeonato estadual
27/03/2023
Aluno desfere golpes de faca contra aluno e professores em escola estadual
27/03/2023
Nadador joinvilense conquista 4 medalhas de ouro em campeonato estadual
27/03/2023

 

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) considera “perigoso e irresponsável” o plano de Vladimir Putin para a entrega de armas nucleares táticas à Bielorrússia. A intenção do presidente foi conhecida no sábado (25), no momento em que as forças de Moscou continuam a bombardear a linha da frente na cidade ucraniana de Avdiivka.

“A retórica nuclear da Rússia é perigosa e irresponsável”, declarou nesse domingo (26) Oana Lungescu, porta-voz da aliança atlântica. “A Otan está atenta e a monitora de perto a situação”.

“Até agora, não vimos qualquer mudança na postura nuclear russa que nos leve a ajustar a nossa”, afirmou Lungescu, acrescentando que o líder russo “pisou na linha” ao comparar seu plano para a Bielorrússia com a entrega de armas pelos Estados Unidos à Europa.

“A referência que a Rússia fez à partilha de armas nucleares da Otan é totalmente enganadora. Os aliados da Aliança Atlântica atuam com total respeito pelos seus compromissos internacionais”, disse em comunicado. A porta-voz da Otan lembrou que “a Rússia tem quebrado consistentemente seus compromissos de controle de armas”.

Em resposta, o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, afirmou hoje (27) que “os países da Otan fazem parte” do conflito na Ucrânia.

“Fizeram da Ucrânia um grande acampamento militar. Enviam armas e munições às tropas ucranianas, fornecem-lhes informações de inteligência”, disse em entrevista ao jornal russo Rossiyskaya Gazeta.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *