Vento com força de furacão ameaça a Califórnia com mais incêndios

Mais de 7,6 toneladas de drogas são apreendidas nas rodovias de SC em 2024
14/01/2025
Operação apura fraude do jogo do tigrinho e prende influenciadora digital em SC
14/01/2025
Mais de 7,6 toneladas de drogas são apreendidas nas rodovias de SC em 2024
14/01/2025
Operação apura fraude do jogo do tigrinho e prende influenciadora digital em SC
14/01/2025

Os bombeiros continuam a combater três incêndios ativos na área de Los Angeles que mataram pelo menos 24 pessoas, devastaram bairros e desabrigaram milhares. A região está preparada para ventos de Santa Ana que aumentarão novamente, fortes o suficiente para potencialmente causar “crescimento explosivo de incêndios”, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.

Um alerta de bandeira vermelha (de risco de incêndios) está em vigor para partes da cidade e do condado, com rajadas de vento de até 120 km/h previstas até esta quarta-feira. Vastas faixas da área enfrentam uma “situação particularmente perigosa”, disse o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos.

Rich Thompson, meteorologista de incidentes do incêndio Palisades — o maior dos três incêndios que ainda assolam o Condado de Los Angeles — disse que os ventos mais fortes provavelmente ocorrerão nesta terça-feira. O vento, a baixa umidade e arbustos secos significam que as condições do incêndio são “críticas”, disse Thompson em uma entrevista coletiva na segunda-feira à noite.

“Perigo extremo de incêndio continuará até a quarta-feira. Os avisos de bandeira vermelha (risco de incêndios) de condições particularmente perigosas são de cenários extremos de incêndio. Em outras palavras, o cenário é tão ruim quanto possível. Fique atento ao seu entorno. Esteja preparado para evacuar. Evite qualquer coisa que possa desencadear um incêndio”, publicou o escritório de Los Angeles do Serviço Nacional de Meteorologia em alerta com duras palavras.

PDS Timing: Tuesday 4AM - 12pm Wednesday
Do NOT do anything that could spark a fire
Have multiple ways to receive evacuation information
Visit www.fire.ca.gov/prepare; Develop a wildfire action plan
Peak winds for this next event will be weaker than those last week. Nevertheless, winds will be strong enough to potentially cause 
explosive fire growth

O serviço de combates a incêndios florestais da Califórnia, chamado de Cal Fire, da mesma forma publicou um duro alerta: “O Sul da Califórnia está enfrentando condições do tempo críticas para incêndios até quarta-feira. Grande parte do Sul da Califórnia — de San Luis Obispo a San Diego — corre risco significativo de rápida propagação de incêndios devido a ventos fatais e umidade perigosamente baixa”.

Critical Fire Weather Alert 
Southern California is facing critical fire weather through Wednesday.
Much of Southern California — from San Luis Obispo to San Diego — is at significant risk of rapid fire spread due to life-threatening winds and dangerously low humidity.

Na quarta-feira à noite, os ventos devem diminuir. O meteorologista descreveu quinta-feira como um “dia de transição”, com brisas marítimas mais típicas e temperaturas mais baixas previstas para o fim de semana. Os incêndios na área de Los Angeles forçaram cerca de 150.000 pessoas a deixar as suas casas. O incêndio Palisades, o maior, estava 14% contido na manhã de segunda-feira. O incêndio Eaton, que matou 16 pessoas — tornando-o um dos mais mortais da história da Califórnia — estava 33% contido. O incêndio Hurst, muito menor, foi contido em 95%.

As causas dos incêndios continuam sob investigação. O promotor público do Condado de Los Angeles, Nathan Hochman, disse na segunda-feira que seu gabinete está processando quase uma dúzia de acusações de saque, enfatizando que as autoridades planejam reprimir esses crimes enquanto os incêndios se alastram.

Vento de Santa Ana

Os ventos de Santa Ana são fenômenos meteorológicos sazonais que ocorrem no sul da Califórnia e no norte de Baja California, México. Eles se caracterizam por fortes correntes de ar quente e seco que sopram do interior continental em direção à costa do Pacífico. Esses ventos geralmente acontecem durante o outono e inverno, quando sistemas de alta pressão se formam no interior do continente. A diferença de pressão entre o deserto e a costa impulsiona o vento, que se intensifica ao passar pelas montanhas e cânions, tornando-se mais quente e veloz.

A principal característica dos ventos de Santa Ana é sua capacidade de atingir velocidades extremamente altas, frequentemente superando 100 km/h. Além disso, eles carregam ar seco, reduzindo a umidade relativa a níveis críticos.

Tais condições criam um ambiente perfeito para a propagação de incêndios florestais, tornando os ventos uma preocupação constante para autoridades e moradores.

Infográfico do vento de Santa Ana

Historicamente, muitos dos incêndios mais devastadores da Califórnia ocorreram durante episódios de Santa Ana, devido à combinação de ventos intensos e vegetação seca. Os ventos de Santa Ana são comuns no sul da Califórnia durante os meses mais frios. Aqui está uma visão sobre esses ventos frequentemente intensos que derrubam linhas de energia e árvores e podem transformar uma faísca em um incêndio devastador:

Quais as características do vento de Santana Ana?

Os ventos de Santa Ana são ventos secos, quentes e fortes que sopram do interior do sul da Califórnia em direção à costa e ao mar, movendo-se na direção oposta ao fluxo normal vindo do oceano, que traz ar úmido do Pacífico para a região.

Como eles se formam?

Os ventos de Santa Ana se formam devido a uma alta pressão sobre o vasto deserto do Oeste que abrange vários estados. O ar que desce perde sua umidade e flui em direção ao sul da Califórnia, onde precisa atravessar altas cadeias montanhosas que separam o deserto das áreas metropolitanas ao longo da costa. Como um rio lento que de repente se estreita e vira corredeira, o ar acelera ao passar por desfiladeiros e vales, tornando-se ainda mais seco e quente à medida que desce por um processo chamado de aquecimento adiabático.

Fonte: MetSul

 

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *